A Monstera adansonii é uma planta tropical herbácea trepadeira com alto valor ornamental, graças às suas folhas brilhantes e perfuradas. É uma planta popular de interior e pode ter um crescimento ascendente, reptante ou pendente, dependendo das condições em que é cultivada. A partir de cada nó, a planta emite raízes aéreas e adventícias grossas que ajudam na absorção de nutrientes e a fixá-la em diferentes substratos e suportes.

As folhas da Monstera adansonii variam em tamanho e têm forma elíptica a cordiforme. Possuem textura levemente espessa e cerosa e grandes perfurações ovais. É importante ressaltar que a M. adansonii difere da M. deliciosa, que apresenta tanto perfurações internas quanto rasgos laterais completos.

As folhas da M. adansonii são de cor verde brilhante e podem ter uma aparência engomada, sem mudar de formato. É comum confundir essa planta com a M. obliqua, que tem perfurações proporcionalmente maiores em relação ao tamanho das folhas. Entretanto, a M. obliqua é rara em cultivo.

Acredita-se que a presença de perfurações nas folhas das Monsteras serve para permitir a passagem de ventos e chuvas fortes, diminuindo os danos causados por tempestades. Além disso, os furos permitem a passagem de luz, possibilitando que as folhas inferiores recebam iluminação adequada.

Ficha Técnica
Nome científico:
Monstera adansonii
Sinonímia: Calla dracontium, Calla pertusa, Dracontium pertusum, Monstera imrayana, Monstera jacquinii, Monstera macrophylla, Monstera pertusa, Monstera pinnatifida, Monstera protensa, Monstera seemannii, Philodendron pertusum
Nomes populares: Queijo-suíço, Folha-de-macaco
Família: Araceae
Categoria: Folhagens, Plantas Tóxicas, Trepadeiras
Clima: Equatorial, Tropical
Origem: América Central, América do Sul, Brasil, México
Altura: 3.0 a 3.6 metros
Luminosidade: Luz Difusa, Sombra

A Monstera adansonii é uma planta tropical herbácea trepadeira com alto valor ornamental, graças às suas folhas brilhantes e perfuradas. É uma planta popular de interior e pode ter um crescimento ascendente, reptante ou pendente, dependendo das condições em que é cultivada. A partir de cada nó, a planta emite raízes aéreas e adventícias grossas […]