Beldroega
Beldroega, também conhecida como Portulaca oleracea, é uma planta comestível e medicinal que tem origem na Índia, mas que atualmente é encontrada em todo o mundo. É uma erva daninha que cresce facilmente em solos pobres e secos, mas pode ser cultivada em jardins e hortas.
As folhas suculentas da beldroega são verdes ou avermelhadas, e podem ser consumidas cruas ou cozidas. São ricas em vitaminas A, C e do complexo B, além de minerais como cálcio, ferro e potássio. A beldroega também é utilizada como planta medicinal, sendo indicada para tratar problemas de pele, inflamações, febre e problemas respiratórios.
A beldroega tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico. É uma planta que se adapta bem a diferentes condições climáticas, e pode ser cultivada o ano todo.
Para cultivar beldroega, basta plantar as sementes em solo fértil e bem drenado, regando regularmente. A planta cresce rapidamente e pode ser colhida em cerca de 30 dias. As folhas e talos podem ser colhidos à medida que crescem, e a planta continuará produzindo novos brotos.
Além de ser uma opção saudável e nutritiva para incluir na dieta, a beldroega é uma planta versátil e fácil de cultivar, que pode ser uma ótima opção para quem deseja ter uma horta em casa.
Ficha Técnica
Nome científico: Portulaca oleracea
Sinonímia: Portulaca parviolia, Portulaca sativa, Portulaca latifolia, Portulaca marginata, Portulaca retusa, Portulaca neglecta, Portulaca officinarum
Nomes populares: Beldroega-comum, Baldroega, Onze-horas, Bredo-de-porco, Caaponga, Porcelana, Beldroega-pequena, Beldroega-verdadeira, Beldroega-vermelha, Beldroega-da-horta, Ora-pro-nobis
Família: Portulacaceae
Categoria: Cactos e Suculentas, Flores, Flores Anuais, Folhas e Flores, Forrações ao Sol Pleno, Medicinal, PANC, Plantas Hortícolas
Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semi-árido, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: Cosmopolita
Altura: 0.1 a 0.3 metros, 0.3 a 0.4 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
.