Coronavírus e a relação com as plantas

coronavírus

Nesse momento tão atípico, estamos atentos a todas as informações transmitidas pela Organização Mundial da Saúde, órgãos governamentais e veículos de comunicação sobre o novo coronavírus, a COVID-19.

Nossas lojas físicas estão abertas e funcionando de acordo com todas as medidas preventivas para combater o COVID-19. Pedimos, encarecidamente, apenas que os clientes venham de máscara, o que garante a segurança e cuidado de todos. Nossa loja virtual também segue em pleno funcionamento.

E, pensando na colaboração para frear a disseminação do vírus, a ABC Garden separou algumas orientações sobre os benefícios, cuidados e limpeza de suas plantas nesse momento:  

Plantas e seus benefícios

Uma das recomendações da OMS para barrar a disseminação do coronavírus é estar em ambientes abertos e arejados e, se possível, permanecer em casa. Por isso, as plantas podem colaborar para deixar seu espaço ainda mais arejado. As plantas e flores purificam o ar, ajudam a relaxar e a reduzir o estresse, estimulam a criatividade e melhoram o bem-estar e a qualidade de vida.

Limpeza das plantas durante a pandemia de coronavírus

Além dos cuidados contra o coronavírus, as plantas precisam de limpeza frequente. O pó que acumula nas folhas pode dificultar o recebimento de luz solar, o que as prejudica.

Leia mais: 5 benefícios de comprar em uma floricultura online

Algumas dicas de como fazer a limpeza corretamente

Água

Você pode utilizar somente água corrente para lavar suas plantas. Nesse caso, se forem folhagens, você pode utilizar a pia, chuveiro ou mangueira.

Para outras plantas mais delicadas, utilize um pulverizador e passe um pano limpo e seco. Se achar necessário, você pode utilizar também uma escova de dente.

Água e sabão

Você pode utilizar também a mistura de água e sabão. Mas lembre-se, para cada 1 litro de água, pode-se usar apenas algumas gotas de sabão. Não exagere na quantidade, pois é prejudicial para as suas plantas.

O ideal é que nesse caso se tome muito cuidado para não cair no substrato. Assim, é importante colocar sempre suas plantas inclinadas ou deitadas ou ainda utilizar um pulverizador e um pano limpo e seco logo em seguida.

Água e óleos

Ainda existem óleos e outros produtos disponíveis no mercado para a limpeza e a conservação de suas plantas. O ideal é sempre pesquisar e saber se esses produtos não farão mal para o tipo de espécie que você cultiva.

Não existem ainda estudos de como as plantas podem ser afetadas ou não pelo novo coronavírus, mas sabemos que ele pode permanecer em diferentes superfícies. Sendo assim, não custa estarmos atentos também às nossas plantinhas e realizar a limpeza periodicamente.

Outras dicas essenciais

1. Higienização

O período de quarentena do coronavírus muda a rotina de todos e pode fazer com que alguns hábitos sejam negligenciados. É preciso manter a higienização das mãos, mas sem esquecer de limpar maçanetas, puxadores, louças e outros objetos de uso cotidiano.

Trocar roupas, roupas de cama e banho, sapatos, principalmente quando houver necessidade de sair de casa para resolver questões essenciais, como fazer compras de alimentos ou remédios, também é importante.

Além da COVID-19, outros vírus e bactérias podem fragilizar o corpo ou resultar em doenças que exijam atendimento médico. Neste momento, o melhor é evitar os hospitais e o risco de contaminação.

2. Para evitar o coronavírus, não leve a mão ou objetos à boca

Esta é outra prática recomendada mesmo fora do cenário ocasionado pelo novo coronavírus. As mãos e objetos, como canetas, óculos e embalagens, ficam expostos a milhões de microrganismos nocivos ao corpo humano. A COVID-19 pode resistir por dias dependendo do tipo de superfície em que está alojada.

Vale um cuidado especial com as crianças, sobretudo bebês na “fase oral”. Se não puder evitar mamadeiras, chupetas e mordedores mantenha uma rotina rigorosa de higienização desses itens.

4. Quarentena de abraços e beijos

O contato humano facilita a transmissão direta de vírus e bactérias. Abraços, beijos, aperto de mão, todos esses gestos de carinho podem ser perigosos em tempos de coronavírus.

Com o vírus na superfície da pele, ele pode ter fácil acesso aos olhos, narinas e boca – portas de entrada para o organismo.

6. Outras formas de evitar o coronavírus

• Lave as mãos e braços com água e sabão ou use álcool em gel. Esfregue todos os cantinhos, inclusive na região entre os dedos, sem se esquecer das unhas;

• Use o braço para cobrir o nariz e a boca ao tossir;

• Evite aglomerações e fique em casa;

• Mantenha janelas abertas e ambientes ventilados;

• Mantenha higienizados com álcool em gel 70 objetos de uso frequente, como celulares, maçanetas e válvulas do vaso sanitário;

• Higienize frutas, verduras e embalagens com água, sabão e bucha antes de consumi-los ou armazená-los;

• Tente não ir ao hospital a não ser que apresente sintomas agravados do coronavírus – como falta de ar.

Tendo em vista todas essas informações, você e suas plantas estarão seguros e higienizados, além de ter um clima ainda mais saudável em suas casas.