Ter plantas e flores faz parte dos seus planos? Você já deve ter pensado em algumas opções de como fazer jardim vertical ou utilizar plantas na decoração interna.
Se você está procurando alguma solução que possa trazer um pouco de verde para a sua decoração ou se sonha com um jardim, mesmo com pouco espaço, os jardins verticais são uma ótima opção, fáceis de montar.
Por isso, confira um guia para ajudar na produção do seu pequeno jardim.
Ideias de como fazer jardim vertical
O jardim vertical pode ser montado em muros, paredes, em suportes e muito mais. Seguindo as dicas que vamos te dar, você conseguirá criar seu próprio jardim, com a sua personalidade e suas plantas preferidas.
Montar um jardim vertical é simples e pode ser feito da forma que você preferir, com o tamanho adequado ao seu espaço. Você pode montar pequenos painéis decorativos, ou construir estruturas suspensas mais elaboradas.
Para aprender como fazer jardim vertical você precisa, antes de tudo, ter algumas ferramentas para montar o suporte onde irá instalar as flores e plantas e escolher uma parede que possa ser utilizada. Depois de organizar ferramentas e encontrar o local ideal para o seu jardim, basta seguir o passo a passo que criamos para você.
Leia também: Horta orgânica: O que é e quais são os benefícios de ter uma em casa?
Itens necessários
Para começar a montar seu jardim vertical, você vai precisar de:
1) 1 galão de tinta asfáltica;
2) 1 galão de esmalte sintético preto (opcional);
3) 8 buchas;
4) 8 parafusos gancho;
5) 10 abraçadeiras plásticas;
6) 1 lata de tinta spray preto (opcional);
7) 1 rolo de arame;
8) Plantas;
9) Furadeira;
10) Broca para concreto (ou o material da sua parede);
11) Alicate de corte;
12) Chave Philips;
13) Tesoura;
14) Regador;
15) Vasos.
Confira o passo a passo de como fazer jardim vertical:
Existem alguns cuidados que você precisa tomar antes de começar a montar seu jardim. Por isso, preparamos um passo a passo completo. Confira:
1 – Prepare sua parede
Devido à constante irrigação e umidade excessiva, sua parede vai precisar ser preparada para que não haja problemas como infiltração, mofo ou umidade passando para o outro lado.
Para isso, utilize tinta asfáltica para impermeabilizar sua parede. Depois de secar, você pode pintar com a tinta de sua preferência por cima. Se preferir manter o preto na decoração, também ficará bem interessante, por isso recomendamos a tinta preta na lista de itens. Aí é só esperar secar para partir para a próxima etapa.
2- Seu suporte precisa ser resistente
O próximo passo de como fazer jardim vertical é medir e furar a parede com a distância certa para que o suporte do seu jardim vertical fique bem firme. Depois de furar, coloque as buchas e instale os parafusos gancho na parede.
3 – Encaixe os vasos na estrutura
Para fixar os vasos na estrutura, você vai precisar prendê-los com o arame (pedaços de aproximadamente 15 cm). Antes de prender, lembre-se de pintar os arames com a tinta spray. Passe os arames nos furos do vaso e prenda de maneira que fiquem bem firmes.
O ideal é que você deixe mais ou menos 15 centímetros de espaço entre os vasos, decorando e dispondo-os da maneira que mais te agrada.
4 – É hora de plantar!
Com a estrutura pronta, agora basta começar a plantar suas mudas. Lembrando que é muito importante que você escolha plantas com as mesmas necessidades de iluminação, rega, incidência solar e que se adaptem ao vento recebido pelo local escolhido.
Depois de plantar, regue cada um dos vasos e mantenha uma rotina de cuidados com as suas plantas.
Plantas para Jardim Vertical
Seu jardim vertical pode ser interno ou externo, mas para escolher as plantas a regra é a mesma: as espécies precisam ter as mesmas necessidades, só assim elas se adaptarão juntas.
Então, seja interno ou externo, você deverá cultivar em seu jardim apenas plantas que precisem da mesma quantidade de incidência solar e irrigação. Nos locais internos, você deve escolher plantas que preferem a meia sombra. Já nos externos opte por plantas que são cultivadas com muita luz solar.
Plantas ideais para jardim vertical
São várias as espécies que podem ser utilizadas em um jardim vertical, embora as pendentes sejam as preferidas, você pode utilizar suculentas, flores e muito mais. Confira as principais plantas que se adéquam ao jardim vertical:
Jardim externo:
- Aspargo-pluma;
- Barba-de-serpente;
- Colar-de-pérolas;
- Clorofito;
- Flor-canhota;
- Flor-de-coral;
- Hera-inglesa;
- Lambari-roxo;
- Orquídea-grapete;
- Liríope;
- Trapoeraba roxa.
Jardim interno:
- Antúrio;
- Asplênio;
- Babosa-de-pau;
- Barba-de-serpente;
- Bromélia;
- Columéia-peixinho;
- Chifre-de-veado;
- Chuva-de-ouro;
- Dedo-de-moça;
- Dinheiro-em-penca;
- Phalaenopsis;
- Flor-batom;
- Flor-de-maio;
- Peperômia;
- Rabo-de-gato;
- Ripsális;
- Renda-portuguesa;
- Samambaia;
- Singônio;
- Vriésia.
- Jiboia;
- Brilhantina;
- Tilândsia;
Uma forma de organizar o seu jardim é com o painel (treliça) de madeira: é uma ideia mais rústica e pode ser uma boa opção de como fazer jardim vertical. Há diversas modelos, de diferentes tamanhos, que podem deixar o seu espaço lindo.
Agora que você já sabe como fazer jardim vertical e tem várias dicas e opções de estruturas, siga o passo a passo e crie o seu!