As flores são muito delicadas e precisam de cuidados especiais para que possam durar. Mas então, como conservar flores naturais por mais tempo?
É difícil achar alguém que não goste de flores. Elas embelezam qualquer lugar e perfumam o ambiente. São ótimas para presentear, como um belo arranjo de flores e para ter em jardins ou até decorar a casa. Mas na hora de ter os cuidados necessários para deixá-las bonitas e saudáveis por mais tempo precisamos de algumas técnicas específicas.
Flores no vaso: como conservar flores naturais por mais tempo?
Ao receber flores de presente no vaso, ou ainda, se gostamos de decorar a casa com flores é preciso prestar atenção a alguns pontos.
Colocar água no vaso não é o suficiente quando o assunto é como conservar flores naturais por mais tempo. Claro que cada espécie possui particularidades, mas há cuidados gerais que podemos colocar em prática para aumentar a durabilidade das flores. Como:
Leia também: Como montar uma horta em casas e apartamentos pequenos?
A rega:
Você sabia que tocar e regar as folhas com frequência e no horário errado pode dificultar a conservação das flores? Flores são muito delicadas, isso significa que devemos ser bem mais cuidadosos com elas. Por isso, evite tocar nas pétalas e folhas.
Regar as flores nos períodos mais quentes do dia ou enquanto elas estão expostas ao sol causa um choque térmico. Com as pétalas e folhas molhadas, as gotas de água refletem nos raios solares e queimam a flor, deixando marcas nela.
Leve em consideração na hora de como conservar flores naturais por mais tempo, também, a estação do ano na frequência da rega: no inverno, por exemplo, a água da terra evapora mais lentamente, e consequentemente a quantidade de regas deve ser menor. Além disso, não deixe a terra encharcada de água, isso aumenta as chances de apodrecimento das raízes e da proliferação de fungos e pragas – cheque a umidade da terra constantemente.
Como conservar flores naturais por mais tempo: Os cuidados com a luminosidade
A quantidade de sol e luminosidade que cada flor precisa é variável de acordo com cada espécie. Em locais fechados e com ar condicionado, é preciso selecionar opções que se adaptem facilmente a esse meio, como a dracena e o lírio da paz.
Evite espaços poluídos e com fumaça. Nesses casos, o ideal é colocá-las em janelas – as flores precisam de ar puro.
Lembrando
Os raios solares são essenciais para a produção de fotossíntese das plantas, dando todos os nutrientes que elas precisam para se desenvolverem com saúde e beleza. Mas, a luminosidade, mesmo que indireta, também pode ajudar nesse processo.
O importante em como conservar flores naturais por mais tempo é conhecer a flor que você tem em casa ou no seu jardim. Algumas florescem e vivem por mais tempo no sol, outras, na sombra.
Adubo
Uma forma de fortalecer as flores é utilizando adubos na terra, em especial os orgânicos. Há opções voltadas especialmente para determinadas flores como orquídeas e rosa do deserto.
Adubos líquidos concentrados também são benéficos para plantas ornamentais, flores e frutos, basta escolher o ideal para a espécie que você tem.
Fertilizantes e conservantes
Você também deve ficar atento aos fungos e bactérias que podem se juntar nas folhagens e em suas flores.
Uma boa dica de como conservar flores naturais por mais tempo é investir em compostos conservantes, eles são produtos que não agridem nem prejudicam a cor das pétalas. Além de ajudá-las a florescer com muita beleza e força. Assim, as flores levarão mais tempo para murchar ou perder a cor e o perfume.
Os fertilizantes também são uma boa opção, alguns até possuem alto teor de fósforo, muito importante para o desenvolvimento radicular na planta. Outros, nitrogênio, potássio e fósforo para ajudar nas fases do plantio, florescimento e frutificação. Há fertilizantes voltados especificamente para as flores, mantendo-as sempre saudáveis, fortes e muito bonitas.
Com essas dicas, você vai conseguir conservar suas flores naturais por muito mais tempo e deixar a sua casa e jardim vivos e cheios de cor.