As suculentas são belíssimas plantas, fáceis de cultivar, muito versáteis e podem ser utilizadas em qualquer tipo de decoração. A principal dica de como cultivar suculentas é não ter limites para a criatividade.
Em jardins ou ambientes internos, elas podem ser plantadas em diversos tipos de vasos, além das milhares de espécies, com cores e formatos diferentes. Com certeza você vai criar um espaço lindo com elas!
Como cultivar suculentas em 5 passos
Estima-se que existam 9 famílias diferentes de suculentas e mais de 6.500 espécies. É uma variedade enorme para você escolher a que mais se adequa ao seu ambiente. Você pode encontrar diversas dessas espécies na ABC Garden.
Mas o que é importante saber para você entender a melhor forma de como cultivar suculentas? Para responder essa pergunta, separamos dicas de como cultivar suculentas, mas já adiantamos: não tem segredo.
1. Plantio das suculentas
Em geral, as suculentas são comercializadas no conhecido pote 6, de plástico, mas você pode fazer o replantio ou encontrar vasos prontos. As suculentas necessitam de cuidados essenciais, por isso escolha o melhor vaso para o cultivo de acordo com seu gosto pessoal, a fim de facilitar os cuidados e o manuseio.
Passo a passo
Para o replantio, retire a suculenta do vaso original com atenção, segurando pela base para não correr o risco de quebrar.
No novo vaso, de cerâmica, plástico, vidro ou outro material, insira a terra adubada e, se preferir, uma mistura de areia para que o solo não fique argiloso.
Além disso, é possível inserir por camadas: uma camada de terra, outra de areia e assim sucessivamente até chegar à boca do vaso.
Com o vaso preenchido com o substrato, faça um furo no solo, com auxílio do dedo mesmo ou materiais, como pazinhas. O importante é que o diâmetro do furo seja suficiente para que caiba a suculenta e profundo o bastante para que a raiz fique dentro do solo e se sustente.
Feito isso, com os dedos encubra a raiz e pressionar levemente a terra na base da suculenta. Para finalizar, utilize pedras ornamentais para decorar e cobrir a terra do vaso, dando um aspecto estético lindo.
2.Iluminação
A maioria das suculentas precisa de contato direto com o sol para viver, por isso o ideal é que elas tomem sol de 2 a 3 horas por dia. No entanto, há espécies que preferem luz indireta ou poucas horas de exposição.
Vale salientar que as suculentas são intolerantes a ambientes com sombra, por isso separe um cantinho bem iluminado para elas. Caso você resolva cultivá-las em ambientes internos, o ideal é que as posicione bem próximo às janelas. A luz, inclusive, interfere na coloração das suculentas.
Outra dica importante: pesquise sobre as suas plantinhas, assim você terá mais informações de como cultivar suculentas das espécies que você possui em casa e saberá o melhor lugar para ela crescer.
Veja também: 5 tipos de planta para jardim que você pode ter no seu apartamento
3.Irrigação
A rega das suculentas deve ser levada muito a sério. O cuidado com a quantidade de água é um fator importantíssimo, pois definirá a beleza e o desenvolvimento de suas plantas. As suculentas precisam de pouca água para viver por terem reservas de água em suas folhas. O excesso é a maior causa de perda das plantas, pois pode ocorrer o apodrecimento das raízes.
Por isso, o ideal é que as regas aconteçam uma vez na semana, isso pode mudar de acordo com o tipo de vaso que você utiliza ou o clima de sua região. Por isso é preciso estar atento, em épocas mais frias a frequência deve ser diminuída e a rega, realizada duas vezes ao mês.
Como cultivar suculentas requer muita atenção, se estiver na dúvida de quando regá-las, verifique o solo com o dedo mesmo, se estiver seco e a terra solta, sua suculenta precisa de água.
Outra dica importante: tente molhar apenas o solo, evite o contato da água com as folhas, pois elas podem apodrecer.
4.Adubo
A adubação orgânica é sempre bem-vinda e uma das melhores e mais conscientes que há. Você pode utilizar também outras técnicas de fertilizantes naturais, como casca de ovo, cascas de vegetais e outros.
Caso prefira optar por outros adubos, existem fertilizantes específicos para suculentas, mas assegure-se que o local onde irá realizar a compra e o produto sejam de qualidade, assim você preserva suas plantas.
5. Decoração
Como cultivar suculentas não tem limites, é a hora de abusar das combinações. Você pode decorar seus espaços internos com diferentes vasos, inserir suas plantas naquele espaço vazio ou até fazer composições com outras que já possui.
Na mesa de centro, em aparadores, estantes, nichos, prateleiras, você pode preencher seus espaços com essas lindas plantas. Para os espaços externos, jardins de suculentas em vasos mais rústicos ou bacias de cerâmicas podem dar um toque especial.
Lembre-se de seguir os passos que citamos acima, assim suas plantas irão crescer saudáveis e lindas. Agora que você já aprendeu como cultivar suculentas é só colocar a mão na terra e deixar seu ambiente ainda mais bonito e exuberante.