Como cuidar de um bonsai?

Cuidar de um bonsai

Você conhece ou já ouviu falar de bonsai? O bonsai é uma técnica japonesa que cria miniaturas de plantas, mantendo suas características normais e seu formato original em menor proporção. Mas, mesmo sendo tão pequeno, como cuidar de um bonsai?

Antes de explicar o passo a passo de como cuidar de um bonsai, vamos contar um pouquinho da sua história e seus significados.

Bonsai e seu significado na cultura oriental

O bonsai teve origem na China, porém houve uma grande influência da cultura japonesa, país que pegou amor pela arte de cultivar árvores em miniatura. Foi no século XVIII que o bonsai adquiriu suas características atuais e se iniciou a prática de trabalhar a forma das árvores.

Bonsai é uma palavra japonesa que significa em português “plantando em uma bandeja”. Apesar de pequenas, o cultivo se tornou uma arte e uma terapia, conhecida hoje no mundo todo.

Como cuidar de um bonsai?

Engana-se quem pensa que é muito difícil cuidar de um bonsai. As miniárvores precisam de cuidados básicos, poucas regras que devem ser seguidas. É preciso, na verdade, ter atenção com a rega, adubagem, poda e local de cultivo. E para você não ter dúvidas de como cuidar de um bonsai, vamos explicar passo a passo.

Onde colocar meu bonsai?

Se o espaço disponível é interno, procure colocar seu bonsai em um local onde haverá incidência direta do sol e bastante ventilação. Deixá-los próximos à janela pode ser uma boa dica. Evite objetos que irradiem calor próximo a sua planta, como televisores.

Se colocado no ambiente externo, é preciso ficar de olho. Quando está muito calor, em dias de verão, por exemplo, o ideal é levá-lo para a sombra. O excesso de sol também pode prejudicar seu bonsai. Em dias muito frios, é necessário protegê-lo de grandes ventanias e, em algumas regiões, de geadas.

Leia mais: Loja de jardinagem: 5 motivos para escolher a ABC Garden

Qual a quantidade de rega para meu bonsai?

Já a quantidade de água varia com a espécie, mas é importante não deixar a água secar.

A regra básica é molhar toda a superfície do vaso até a água sair pelo local de drenagem. E realizar esse processo toda vez que a superfície estiver seca. O importante é sempre manter a terra do seu bonsai úmida, não encharcada.

Outra dica interessante é evitar colocar pratinhos embaixo dos bonsais. Eles fazem a água se manter na base, próxima à drenagem e ocasionar o encharcamento das raízes.

Em dias quentes, você pode pulverizar água nas folhas do seu bonsai. Isso ajuda a refrescar a planta.

É preciso adubar meu bonsai?

Para cuidar de um bonsai de forma mais assertiva, é necessário adubar. Esse processo irá manter sua planta mais saudável, evitando, também, possíveis doenças. É possível adubar com materiais orgânicos e adubos genéricos, que servem para qualquer planta, além dos adubos específicos para frutos.

Em temperaturas mais amenas, como nas épocas de primavera e outono, é indicado adubar a cada 15 dias. Já nas estações de temperaturas mais agressivas, como verão e inverno, o cuidado deve passar para uma vez ao mês.

Devo podar meu bonsai?

O bonsai pode ser moldado, logo sua poda é opcional. Para podar, o ideal é utilizar tesouras ou alicates, mas é preciso ter muita atenção e cuidado. A sugestão é fazer em períodos vegetativos do bonsai, momento em que se desenvolve para o próximo estágio, o de floração. Essa época coincide com o inverno.

Se deixar o bonsai crescer livremente, ele perde a forma em sua copa. Assim é possível podar para manter sua forma arredondada, bem como utilizar arames e amarrações para moldar seus troncos. 

Meu bonsai cresceu, e agora?

Alguns bonsais podem chegar até 1,20 metro de altura. Em seu processo de crescimento é necessário realizar a plantagem para um vaso maior. Isso é importante, pois suas raízes precisam de mais espaço para crescer.

Em plantas mais novas o ideal é realizar a troca do vaso de 1 a 2 anos. Já nas plantas mais maduras, precisam desse processo a cada 3 ou 5 anos. É preciso estar atento a como cuidar de um bonsai nesse processo. O ideal é podar as raízes e deixar seu bonsai descansar na sombra por cerca de 30 dias após replantar.

Agora que você já tem todas as dicas que precisa de como cuidar de um bonsai, fica fácil cultivar uma miniárvore dessas em sua casa ou apartamento. Só aproveitar.