Você já viu algum arranjo lindo, mas em um vaso que não condizia com toda essa beleza? Ou ainda uma decoração vintage ou supermoderna, com vasos que não se harmonizam com o ambiente? Pois é, os tipos de vasos utilizados contribuem para os cuidados com as plantas, além de deixar o ambiente mais bonito e elegante.
Pensando nisso, nós separamos os principais vasos e tendências nesse assunto para você não errar no momento da escolha.
Principais tipos de vasos
1. Vasos de Cerâmica
Os vasos de cerâmica também são conhecidos como vasos de barro. Eles são considerados os mais ideais, pois garantem temperatura e umidade à planta escolhida e oferecem um ambiente muito semelhante ao solo.
Muito fácil de ser encontrado, esse objeto tem diversos tamanhos e formatos, e em geral apresentam preços bastante acessíveis. Por conta do material, é preciso checar com mais frequência a rega de sua planta.
São mais indicados para ambientes abertos ou jardins. Por possuir material que pode trincar ou quebrar, é aconselhável não utilizá-los em locais em que seja necessário o seu transporte. Isso não impede de tê-los em casa ou apartamento, basta manuseá-los com cuidado.
Leia mais: Garden em Mauá: Conheça a diversidade da ABC Garden
2. Vasos de Plástico
Outra opção muito comum e vista em todos os locais são os vasos de plástico. Eles são baratos, resistentes, leves e fáceis de encontrar. Apresentam diversos tamanhos, cores e formatos.
Os vasos de plástico não agrada a todos, por conta de seu aspecto simples. Por isso é muito comum eles serem utilizados dentro de cachepots, por exemplo.
A atenção para os tipos de vasos de plástico é em relação à temperatura. Esse material pode aquecer e prejudicar as raízes e o desenvolvimento da planta. Por isso prefira locais de sombra ou verifique sempre se não está muito quente.
3. Vasos de Cimento
Os vasos de concreto ou cimento podem ser encontrados em lojas de pequenos produtos e até serem feitos em casa. Eles são muito resistentes, porém são mais pesados, por isso a dificuldade na movimentação. Por conta dessas características, recomenda-se utilizá-los em ambientes externos.
Uma dica para esse tipo de vaso é utilizar sempre um tamanho maior. Os vasos de cimento perdem espaço em seu interior, em razão do material, o que pode prejudicar o crescimento da planta.
4. Vasos de Madeira
Os vasos de madeira, em geral, são mais utilizados como cachepots, do que como vasos de plantio. Ou seja, se você possui uma planta em um vaso de plástico, por exemplo, e não quer replantar, somente esconder o vaso utilizado no plantio, o vaso de madeira é uma ótima opção.
Eles são fáceis de serem encontrados, seu formato, tamanho e valores variam muito de acordo com a madeira utilizada e o acabamento dado.
Leia mais: 5 benefícios de comprar em uma floricultura online
5. Vasos de Vidro
Os vasos de vidros também são muito utilizados, principalmente para decorações mais minimalistas esão delicados e elegantes. São mais indicados para plantas aquáticas, mas nada impede de você utilizá-lo no plantio de outras espécies. São bons para manter temperaturas amenas.
Sofisticados, esses tipos de vasos precisam de uma manutenção cautelosa, manuseio com cuidado e limpeza frequente.
6. Vasos de Polietileno
Os vasos de polietileno estão super na moda e em alta, e eles merecem a popularidade, pois têm atributos ótimos quando pensamos em plantio e decoração. Ou seja, um ótimo custo- benefício.
São leves, apresentam inúmeras cores e texturas e diversos formatos e tamanhos. Os preços são acessíveis, mas vale sempre dar aquela pesquisada. Além disso, podem ser utilizados em todos os ambientes, tanto internos quanto externos.
7. Vasos vietnamitas ou importados
Outro tipo de vaso é o vietnamita, que é produzido em cerâmica e possui um acabamento em verniz. Essa opção é ideal para decorar ambientes internos e externos, dando um ar de elegância e sofisticação, e serve para diferentes espécies de plantas.
Os modelos são variados, indo do ovalado ao raso. Basta escolher o que melhor se adapta ao seu espaço e à planta em questão.
Tipos de vasos e a decoração
Agora que você conhece todos os tipos de vasos, fica mais fácil escolher o ideal. Porém alguns pontos devem ser levados em consideração:
- É preciso pensar na estética da planta em conjunto com o vaso, pois ambos irão se tornar um único objeto na composição da decoração.
- O tamanho do vaso deve respeitar a planta. Bem como o material escolhido ir ao encontro das necessidades da planta que será colocada nele.
- Sua decoração tem um estilo, logo você pode ter um vaso que segue a mesma linguagem, ou até escolher algum modelo para dar um certo contraste.
Independentemente do tipo de decoração ou plantas que você desejar ter, sempre existirá um tipo de vaso ideal para cada escolha.
Com todas essas dicas em mãos é só você encontrar os melhores tipos de vasos e deixar sua decoração ainda mais bonita.