14 plantas que não precisam de sol e que fazem a diferença na decoração

plantas que não precisam de sol

Existem plantas que não precisam de sol para sobreviver. Para algumas espécies, é até nocivo ficar em contato direto com a luz solar por muito tempo.

Por isso, se você não tinha plantas na sua casa por falta de luz solar, prepare-se para criar uma decoração cheia de plantas e flores. Existem várias espécies que ficam lindas fazendo parte do ambiente interno.

E o mais importante: você só vai precisar de água, ventilação e luminosidade. Porque, apesar de não precisarem da luz direta do sol, elas ainda vão precisar realizar a fotossíntese. Por isso, é importante que haja bastante claridade no local.

Quais plantas que não precisam de sol?

Algumas folhagens e flores não precisam ter contato direto com a luz do sol para realizar a fotossíntese, outras não se desenvolvem bem e podem morrer caso fiquem em contato direto com o sol.

Então, se seu sonho é completar a decoração da sua casa com plantas, mas não sabe quais plantas que não precisam de sol para continuar saudáveis, fizemos uma lista completa.

Assim você saberá quais são as plantas ideais para cada ambiente e poderá mantê-las dentro de casa sem problema algum. Confira:

Flores

Violeta: A violeta precisa de luminosidade e ventilação, mas pode estar em um ambiente interno ou em uma sacada, por exemplo. Sobre a irrigação, quanto mais espessa for a folha da violeta, menos água ela precisa, pois consegue armazenar por mais tempo.

Orquídea Phalaeonopsis: Este tipo de orquídea floresce, geralmente, por dois meses e se adapta bem em ambientes internos. Em relação à rega, uma vez por semana é o suficiente.

Lírio da paz: Se você tem pouco espaço o lírio da paz é o ideal, pelo tamanho pequeno das folhagens. Você pode regá-lo uma vez na semana e mantê-lo em ambientes internos, como escritórios, salas e hall de entrada, por exemplo.

Bromélia: Algumas espécies de bromélias se adaptam aos ambientes internos – a bromélia gusmânia (30 cm) é um bom exemplo. São flores perfeitas para decorar ambientes como salas, sacadas, hall de entrada etc e não precisam ser regadas com tanta frequência.

Begônia: Podem chegar até os 30 centímetros, florescem o ano inteiro e tem uma adaptação a ambientes bem iluminados como salas, sacadas, entre outros.

 

Folhagens

Espada de São Jorge: Uma das plantas que não precisam de sol e que deve ser regada a cada 15 dias, podendo ficar em ambientes como escritórios e hall de entrada, por exemplo.

Pacová ou babosa-de-pau: Esta espécie de folhagem é ótima para interiores, especialmente porque o sol direto pode causar manchas de queimadura. Além disso, gosta de pouca água.

Zamioculca: É uma folhagem ornamental e resistente. Fácil de cuidar, precisa de pouca água e pode ficar em ambientes com pouca luz, como banheiros, corredores, quartos e cozinhas, por exemplo.

Dracena “pau d’água”: Podendo ser plantada na água ou na terra, essa espécie de adapta bem a ambientes internos e ambientes climatizados com ar condicionado.

Singônio: A folhagem tem raízes invasoras, por isso, é aconselhado que seja plantada em um vaso. A planta não requer muitos cuidados e pode ser parte da decoração de ambientes como salas, sacadas, varandas e até no seu hall de entrada.

Leia também: 6 dicas de como montar um jardim em um apartamento.

Outros tipos de plantas que não precisam de sol

Columéia: É uma herbácea com folhagem pendente e possui uma floração, na primavera. Se desenvolve melhor em regiões quentes e em ambientes bem iluminados, perfeita para varandas e sacadas.

Jiboia: Essa é uma das plantas que não precisam de sol, pendente, que se desenvolve em ambientes com sombra e requer poucos cuidados. Ideal para ambientes internos ou sacadas e varandas.

Soleirolia (Lágrimas-de-Bebê): As folhas são minúsculas, o crescimento é horizontal, formando um tapete verde. No verão, floresce apresentando flores brancas. Geralmente, é utilizada como forração para vasos, e não precisa de muita luz.

Samambaia: Com folhagem pendente e longa, as samambaias podem fazer parte da decoração de ambientes bem iluminados, mas nunca a coloque em contato com a luz solar direta. A irrigação deve ser constante, pois precisa da umidade.

O que preciso para montar vasos com as plantas que escolhi?

Agora que você sabe quais as plantas ideias para cada ambiente fica mais fácil decorar sua casa. Existem várias flores e folhagens que se adaptam muito bem em ambientes internos, basta você montar um terrário ou vaso com espaço e terra de qualidade para que as plantas cresçam e fiquem bonitas por mais tempo.

Para montar seu vaso você vai precisar de:

  • Vaso com tamanho adequado para a planta que ele vai receber;
  • Terra com boa drenagem (para o plantio) ou substrato;
  • Argila para colocar no fundo do vaso;
  • Manta;
  • Adubo;
  • Mudas das plantas que serão utilizadas;
  • Colher ou pá (pequenas) de jardim, para o manuseio da terra e montagem do vaso;
  • Pedras ou cascalhos (opcional para decoração).

Deposite sua argila no fundo do vaso, criando uma camada razoável. Acima você deverá acrescentar o Manta que será utilizada para que seja evitado que a terra escorra para o fundo do vaso. Só depois disso você poderá colocar a terra e adubá-la.

Geralmente, é recomendado que a terra seja preparada, adubada e irrigada por alguns dias antes de finalmente receber a planta.

Depois da terra preparada é hora de plantar a muda ou planta. Com a pá ou colher de jardinagem você deve cavar um buraco, com atenção ao tamanho da raiz da planta. A perfuração deve ser maior e compatível com a raiz. Mesmo que ele esteja maior, você pode acrescentar mais terra para finalizar.

Lembre-se de sempre estar atento e pesquisar sobre a irrigação das suas plantas que não precisam de sol. Assim, você as mantém bonitas e saudáveis por muito mais tempo e evita que as raízes apodreçam.

Agora que você já sabe tudo sobre plantas que não precisam de sol e os materiais necessários para montar os vasos, comece a decorar sua casa. Temos certeza que ficará incrível!