Quando se fala em flores, os diferentes tipos de orquídeas estão entre as mais amadas e cobiçadas. Afinal, não há quem não se renda aos encantos de suas belas flores. Elas são preferência quando se deseja presentear alguém, embelezar a casa ou mesmo cultivar em um jardim.
Existem mais de 35 mil tipos na natureza, mas com tantas espécies diferentes é quase impossível catalogá-las. As plantas que compõem a família Orchidaceae são chamadas de orquídeas e pertencem a um dos maiores grupos de plantas existentes.
As orquídeas podem ser cultivadas em vasos, no jardim ou penduradas na estrutura de um caramanchão, por exemplo. Se você é amante dessas flores e deseja decorar seus ambientes ou até presentear uma pessoa querida, mas ficou na dúvida com tantos tipos de orquídeas, nós iremos te ajudar.
Separamos os 10 tipos de orquídeas mais procuradas, belas e populares para te ajudar.
10 tipos de orquídeas que você precisa conhecer
São diversas cores, aromas, formatos e características particulares que fazem com que cada espécie seja única. Para você conhecer um pouquinho mais, vamos à nossa lista dos 10 tipos de orquídeas mais populares no Brasil.
1. Brasiliorchis schunkeana
Como o nome já diz, o gênero da Brasiliorchis é composto apenas por orquídeas nativas do Brasil. Além disso, é muito popular entre os tipos de orquídeas, pois suas flores são praticamente pretas.
No total, o gênero abrange 15 espécies de orquídeas, todas originárias do sul e do sudeste brasileiro. A tradução literal do nome do gênero é “orquídea do Brasil”.
Essa é uma orquídea epífita, portanto vai bem quando fixada em árvores, troncos ou cascas. Mas também pode ser plantada em vasos. Sua floração acontece no verão, uma vez por ano, e dura em torno de 20 dias.
2. Campylocentrum aromaticum
Natural do Brasil, essa orquídea pode ser encontrada no sul e sudeste do país, assim como no nordeste da Argentina. Ela também tem como ambiente o cerrado e áreas de Mata Atlântica.
Seu florescimento acontece no outono, pode durar de 15 a 20 dias e acontece em forma de cachos parecidos com leques, de cor branca e coluna amarela. Essa espécie não aceita bem o envasamento por ser uma planta monopodial com várias raízes aéreas.
3. Cattleya labiata
Conhecida como a rainha do nordeste ou rainha do sertão, foi a primeira Cattleya descoberta em terras brasileiras. Essa orquídea floresce entre novembro e abril, sendo encontrada, principalmente, no nordeste do país.
Suas maiores características incluem seu tamanho grande e o cheiro de duas flores, que são muito agradáveis.
4. Cattleya purpurata
A Cattleya mais famosa entre quem as cultiva, essa orquídea é uma epífita que tem grande destaque por sua beleza.
Ela é encontrada no sul e sudeste do Brasil, já que gosta muito de ambientes mais frios e com alta umidade. Elas possuem flores muito grandes, que podem variar de 6,5 a 13cm de comprimento.
5. Cattleya walkeriana
Com tons roxos, lilás e azulados e flores arredondadas e grandes, essa orquídea é muito popular. Típica da região nordeste, floresce no verão e tem uma característica inconfundível: seu perfume, que se assemelha ao da canela.
Leia também: 5 benefícios de comprar em uma floricultura online
6. Centroglossa macroceras
Entre os tipos de orquídeas, esse tipo é uma microrquídea brasileira. Sendo assim, é considerada de pequeno porte, as folhas são coriáceas e em forma de “canoa”. Pode ser encontrada no sudeste do país.
Por causa do desmatamento conhecido da região, sofreu muito nos últimos 50 anos. Em São Paulo, onde era muito encontrada, está praticamente extinta.
7. Habenaria repens
Essa orquídea tem como característica a diversidade de locais onde podem viver, mas pode ser encontrada, principalmente, flutuando no pântano.
Apesar de ser considerada por muitos uma orquídea aquática, é conhecida popularmente por “orquídea do pântano”, “orquídea flutuante” ou “aranha d’água”.
8. Isabelia violacea
Diferente da maioria, a Isabelia floresce no inverno e pode ser encontrada por um terreno enorme, desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul. E pode chegar até a região de Goiás, geralmente em ambientes com boa luminosidade.
O gênero Isabelia é uma homenagem à princesa Isabel e é repleto de particularidades em sua formação.
9. Leptotes bicolor
Além de brasileira, é uma orquídea também da Argentina. Encontrada em altitudes médias na Mata Atlântica, suas flores aparecem na primavera e duram em média 15 dias, nos presentando com 1 a até mesmo 5 exemplares.
Considerada de fácil cultivo, o recomendado é o cultivo com fixação em cascas ou troncos de árvores. Pode-se utilizar também caixotes ou vasos, mas com substratos compostos por cascas de pinus e carvão vegetal.
10. Ludisia discolor
Conhecida como orquídea pipoca, por ter o grão do centro amarelo e as pétalas formando uma pipoca. Essa planta é de origem asiática e pode ser facilmente cuidada por não precisar ser regada com tanta frequência, além de não necessitar muita luminosidade e poder ser envasada.
São muitos os tipos de orquídeas que podemos encontrar no mundo e no Brasil. Agora que você conheceu as mais populares, pode começar seu cultivo e quem sabe uma coleção!
Sua casa irá ficar mais linda e perfumada com as diferentes belezas das orquídeas.